Coronavírus - O que precisamos saber e fazer?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro/19 após casos registrados na China. 

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Por ser um vírus respiratório, os sintomas podem ser semelhantes a um resfriado comum ou até mesmo uma infecção mais grave, causando pneumonia. Geralmente causa febre, tosse e falta de ar.

A prevenção é basicamente como de uma gripe: orienta-se medidas básicas de prevenção de contrair ou transmitir o vírus, como:

- Lavar regularmente as mãos com água e sabão, podendo utilizar, além disso, solução alcoólica;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos, toalhas;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados.

Ainda não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano, o indicado é repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Lembrando que assim que os sintomas surgirem é fundamental procurar atendimento médico imediato para investigação, diagnóstico e tratamento adequado.
 
Postado em 18/03/2020